Menu fechado

INSTITUCIONAL

Histórico

A história da Casa dos Pobres teve início décadas atrás, em 1933, inspirada na simplicidade de São Vicente de Paulo e Santa Luísa de Marillac, naquela época, com a finalidade única de atender a pessoas idosas de ambos os sexos, e adultos com deficiência.

Mais tarde, em 1943, a Instituição abre suas portas também para crianças com deficiência, todos cuidados pelas Filhas da Caridade São Vicente de Paulo, até hoje, dedicadas com muito amor ao trabalho!

Missão

Assegurar aos residentes o direito à vida, saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito, convivência familiar e comunitária.

Visão

Ser reconhecida como uma Instituição Filantrópica de excelência no acolhimento a pessoas idosas e pessoas com deficiência através de assistência humanizada.

Valores

  • Humanização
  • Caridade
  • Comprometimento
  • Confiabilidade

Princípios

            Preservar e assegurar a saúde física e mental dos residentes, o aperfeiçoamento intelectual, social e espiritual, além de garantir sua dignidade como pessoa, baseados na Constituição Federal, na Política Nacional do Idoso e nos Estatutos do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Hoje:

Atualmente a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo conta com uma equipe de múltiplos profissionais qualificados, equipe técnica e empresas terceirizadas (lavanderia, portaria, cozinha, limpeza e TI) que oferecem apoio à missão, nunca esquecendo da indispensável ajuda da comunidade.

Infraestrutura

Situada no centro da cidade de Nova Friburgo/RJ, em um terreno de 191.081 m², e com 9.166,22 m² de área construída, a Casa dos Pobres São Vicente de Paulo dispõe:

Cozinha mineira + depósitos

01

Piscinas aquecidas

02

Garagens

02

Lavanderia Industrial

01

Quartos

73

Banheiros para os residentes

37

Banheiros para os funcionários

08

Copas

08

Refeitórios

06

Salas de Convivência

06

Rouparias

05

Área de recreação interna

01

Cozinha Industrial

01

Depósitos de alimentos

03

Residência das Irmãs

01

Capelas

02

Memorial

01

Setor Administrativo

01

Recepção

01

Sala de Serviço Social

01

Sala de Departamento Pessoal

01

Sala de Departamento Financeiro

02

Sala da Direção

01

Sala de Psicologia

01

Consultório Odontológico

01

Sala do Projeto Fraldão

01

Sala da Limpeza

01

Bazar das Realizações

01

Casa de Hospedes

02

Campo de grama sintética

01

Salão de Festas

01

Praças ao ar livre

01

Centro Médico

01

Sala de Enfermagem

02

Dispensário de Medicamentos

01

Sala do Médico

01

Sala da Nutrição

01

Guarita

01

Sala do Projeto Margarida de Nasseau

01

Depósito de Material Pedagógico/Artesanato

01

Sala de Prontuário

01

Veículos

06

Estacionamento

01

Público Alvo

Pessoas idosas e com deficiências, assegurando absoluta prioridade na efetivação do direito à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer, cidadania, liberdade, dignidade, respeito e convivência familiar e comunitária, preservando e assegurando, por ações próprias e outros meios, as oportunidades e facilidades para a preservação de sua saúde física e mental, e seu aperfeiçoamento intelectual, social e espiritual, sua dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, garantidos na Constituição Federal, na Política Nacional do Idoso e no Estatuto o Idoso. A instituição também se propõe a atender o idoso onde se verifica a inexistência do grupo familiar, em situações de abandono ou quando os recursos financeiros do idoso e de sua família não permitem as condições de dignidade necessárias para manutenção dos mesmos.

Segmento – Terceira idade e Deficientes

Regime – Asilar de longa permanência

Horário de atendimento – Integral

Sexo – masculino e feminino

Atividades Oferecidas

Serviço de acolhimento institucional, Serviço Social, hidroterapia, atendimento médico, enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutricionista, atendimento odontológico, oficinas de dança, oficinas de artes marciais adaptadas e oficina de artesanato.

Parceria com a Prefeitura:        

A Casa dos Pobres São Vicente de Paulo no dia 29 de outubro de 2024, celebrou o Termo de Colaboração número 260/2024 junto ao Município de Nova Friburgo, objetivando a execução de serviço de acolhimento da pessoa idosa. (Lei Federal 13019/2014)